segunda-feira, 25 de julho de 2016

Vai um concurso aí?

Próximos concursos


Concursos e mais concursos, tem certame pra concurseiro nenhum botar defeito. Confira no texto a seguir alguns dos maiores concursos do Brasil que estão disponibilizando vagas.

Alguns concursos públicos foram afetados diretamente pelos cortes orçamentários, enquanto outros podem sofrer reflexos indiretos. De qualquer forma, a expectativa é de que a mudança no corte orçamentário comprometa apenas superficialmente os concursos públicos. Isso porque vários órgãos públicos estaduais estão perdendo funcionários por conta da aposentadoria. Ocorre que o serviço público não pode parar, assim, mesmo em um cenário de recessão econômica, os próximos anos devem dispor de muitas vagas devido à necessidade de reposição dos cargos.

É interessante que as pessoas interessadas em prestar concursos públicos, saibam que a recessão afeta especialmente o âmbito do executivo federal. Em outras palavras, ainda restam o setor legislativo e o judiciário federal, que possuem autonomia para abrir concursos, independentemente do que aconteça com o executivo. Além disso, existem todos os governos estaduais e prefeituras.

Concurso do INSS


O INSS é um órgão que realiza concursos públicos quase que anualmente. Desse modo, quem tiver interesse em se preparar para esse tipo de prova deverá procurar pelos últimos editais, analisar quais foram as disciplinas exigidas e começar a estudá-las. Provavelmente, não devem ocorrer muitas mudanças quanto ao conteúdo programático no próximo edital.

Existem dois cargos previstos no concurso do INSS: técnico e analista. Para ser analista o candidato deverá ter nível superior, e para técnico é exigido apenas ensino médio. Após publicado o edital, o candidato deverá avaliar bem qual é a formação solicitada e as atribuições de cada função.

Se o candidato tiver tempo disponível, ele também deverá considerar a inscrição em um curso preparatório, que poderá prestar um valioso auxílio em sua preparação. Entretanto, os cursos preparatórios não são obrigatórios para conquistar a tão sonhada vaga. Caso prefira, o candidato poderá estudar em casa a partir de apostilas do INSS, vídeo aulas ou livros destinados à preparação para concursos públicos. Cabe salientar que o número de vagas para os concursos do INSS costumar ser sempre bastante elevadas. Portanto, quem estudar de maneira adequada terá grandes chances de ser aprovado.

Concurso público para o Senado


Com relação ao concurso público para o Senado, de acordo com o prazo do último concurso, a expectativa é que o edital seja divulgado por volta de outubro. Porém, os candidatos devem ficar atentos e acompanhar o site do Senado.

Concursos para área da Saúde


Depois da área de Direito, o segmento que mais cai em concursos é o da Saúde. Existem diversos concursos para essa área, inclusive lançados por prefeituras e governos estaduais. Dessa maneira, vale a pena o candidato consultar a tabela de concursos disponíveis, identificando em quais deles existe uma maior afinidade e, por fim, estudar.

Veja mais notícias sobre concursos em: www.concursospublicos.ninja

Nenhum comentário:

Postar um comentário